Artigos
O que escrevemos

Arrumação e Organização

Olá a todos,

Para os que já nos acompanham há muito tempo hão de estar a estranhar a publicação da nossa newsletter em Agosto, pois como é hábito, neste mês fazemos uma pausa.

Porém, excecionalmente, vamos lançar esta newsletter, pois não queria nem poderia deixar de partilhar convosco algo tão importante para mim.

Hoje sai o 15º vídeo da série de Feng Shui “Casa Organizada Vida Equilibrada” que vos fala de imensas dicas para tirarem o maior partido das vossas férias e do vosso verão, como por exemplo, o que fazer com a nossa casa quando estamos fora, bem como a casa ou hotel para onde vamos.

Mas o que quero partilhar convosco também é a história deste vídeo. Este foi filmado exatamente há um ano, no dia 1 de Agosto de 2018, e foi o nosso primeiro vídeo a ser gravado e editado. Tivemos de nos adaptar ao local, à meteorologia, às crianças que brincavam ali perto, mas o resultado foi este! Quando o recebi dos editores, fiquei maravilhada com o resultado e achei-o lindo e embora goste de todos os vídeos, este, talvez por ter sido o primeiro ou por toda a magia envolvente, este tem um sabor especial!

Espero que gostem tanto como eu e que vos seja muito útil.

s1e15 thumb

Em breve, partilharei convosco a entrevista sobre todo este projeto que dei à revista de Feng Shui Vento e Água.

Por agora, deixo-vos a saborear as vossas férias, sugiro que ponham em prática estes conselhos, e obrigada por nos seguirem seja através desta newsletter, das redes sociais ou do nosso canal oficial do Youtube!

Um beijinho cheio de boas energias e até breve!

Olá a todos!

Bem-vindos a este mês de Julho que chega com a apresentação de mais um vídeo, o 14° vídeo da série de Feng Shui "Casa Organizada Vida Equilibrada" de Sofia Lobo Cera intitulado “Pré-Férias com Feng Shui!”!

Para quem esteve no evento de apresentação deste projeto, vai certamente reconhecer este vídeo, pois foi o que foi mostrado no lançamento que ocorreu no Restaurante Golf Spot da Academia de Golfe de Lisboa, a quem agradecemos todo o apoio e dedicação.

As férias estão mesmo aí e há muitas dicas práticas de organização com Feng Shui que podemos aplicar para conseguir aproveitar ainda mais esta altura do ano. Tendo também todos mais tempo e mais disponibilidade, é uma boa época para estimularmos os relacionamentos, sejam eles de amor ou de amizade. Por isso, neste vídeo encontra também sugestões de como organizar os quartos de casal de acordo com o Feng Shui, bem como o tema tão procurado: Espelhos num quarto, sim ou não?

Este 14° vídeo da série de Feng Shui "Casa Organizada Vida Equilibrada" de Sofia Lobo Cera, está disponível no nosso canal de Youtube que caso ainda não o tenha subscrito ainda vai muito a tempo de o fazer!

s1e14 thumb

De resto, e visto que já vamos a meio da série, queremos agradecer a todos por nos seguirem e ajudarem a partilhar este projeto.

Por cá, voltamos em Agosto com um miminho especial!

Um beijinho cheio de boas energias e até breve!

Depois de terem começado a ficar em forma com a ajuda dos vídeos de Fevereiro sobre como ter motivação para fazer exercício físico e ter tempo para o fazer, deixo-vos este mês com dicas para porem a vossa casa em forma. Estas também precisam de energia e de vitalidade e nada melhor do que a Primavera para o fazer!

Por isso vos trago um roteiro prático de limpezas de Primavera para que estas sejam mais fáceis e rápidas de fazer, e até de a ajudarem a si a ficar mais em forma também!

Aliás, este mês esta newsletter está muito interessante, pois partilho também convosco um excerto da entrevista que dei à Revista Business Portugal, e a minha recente participação no programa Faz Sentido da SIC Mulher, à qual agradeço o convite, onde vos falamos sobre Jardins e Feng Shui.

Fiquem connosco!

Já agora, partilhe estas dicas com os seus conhecidos, porque todos juntos, ajudamos mais e melhor!

Votos de boas energias para todos!

2019 03 CasaOrganizadaVidaEquilibrada S1E05

Embora estejamos em Junho, parece que os dias e as noites quentes têm tardado em chegar, mas em breve estarão aí à porta. Com a sua chegada, torna-se essencial vestirmos roupas mais leves e mais frescas.

Quando chegar o tempo quente em que tem de mudar os seus roupeiros, isto é, trocar a roupa de inverno com a de verão, lembre-se de lavar os seus roupeiros por dentro e de selecionar as roupas que já não lhe fazem falta. Doe-as a quem mais precisa. A sua casa e o Ambiente agradecem! Até lá, todos os dias quando areja o seu quarto, deve abrir as portas dos seus roupeiros para que estes arejem também e renovem a sua energia, energia essa que é depositada nas suas roupas, que irá vestir e também proporcionar boa energia.

Ora, mas os dias começam a ficar mais quentes e é chegada a altura de começar a pensar em trocar o seu roupeiro, isto é, trocar as roupas de Inverno pelas roupas de Verão.

Desta forma, as roupas de Verão devem estar agora mais à mão, e as roupas da futura estação, o Inverno, passam para a zona de cima, a zona do futuro ou eventualmente para outro roupeiro.

Como deve organizar o seu roupeiro?

Primavera

Finalmente a Primavera está aí à porta, quase a chegar!! Esta linda estação que tanto nos inspira com o brilho dos dias e das cores.
Depois de um Inverno rigoroso e em que muitos dos espaços estiveram quase sempre fechados e pouco arejados, está na altura de pôr a energia a fluir, de libertar, de desapegar!
Deixamos aqui 6 dicas para pôr em prática nesta altura do ano:

Finalmente chegou o Verão!

Esta estação tão refrescante, carregada de cheiros, mar, sol, praia, jardins e férias para desfrutar.

Esta é a altura do ano para se revigorar e revitalizar, pondo as suas baterias a carregar para enfrentar mais um ano.

E as nossas casas também não são exceção. Elas também precisam dessa energia reconstitutiva e fortificante para que a sua energia seja renovada. O nosso maior aliado é o sol.

É no Verão que as casas se energizam e carregam as suas baterias ao seu mais alto nível e preparam as suas reservas para os meses de Outono e Inverno. Por esta razão é importante dar seguimento ao trabalho que já iniciou na Primavera, ou seja, arejar a casa todos os dias pela manhã e deixar o sol entrar, arrumar, organizar e libertá-la de “tralhas e monos” que já não têm qualquer utilidade. Mas estando nós no Verão, elemento Fogo, e que representa o auge desta energia, é importante energizar a sua casa ao máximo e a melhor forma de o fazer é através de momentos de celebração, isto é, momentos de alegria e diversão com amigos, fazendo essa energia ressoar pela casa.

Contudo, há muitas casas que não têm oportunidade de se restabelecerem desta forma, pois por ser época de férias, os seus habitantes rumam a novos destinos durante esta temporada. Assim, é importante prepararem bem as suas casas antes e depois das férias.

Primavera

O Feng Shui, arte milenar chinesa, estuda a forma como a energia flui num espaço. Se esta fluir livremente, os indivíduos tendem a sentirem-se bem e os ambientes tornam-se saudáveis, ao passo que se a energia não fluir, a energia tende a estagnar e os problemas a vários níveis começam a surgir.

Mas como e quando pôr a energia a fluir? Sempre, mas é na Primavera que o potencial e os resultados são ainda mais visíveis.

A Primavera é a estação dos começos, em que tudo rebenta e explode de energia. Nas plantas, rasgando a terra, despontam os primeiros rebentos. Estala a explosão da cor e da vida e ganha forma um novo período de crescimento. Depois de um Inverno rigoroso há que revitalizar a nossa casa e o nosso corpo e este é o momento certo para a tão esperada expansão!

Mas perguntávamos nós, como pôr a energia a fluir? A resposta é Libertando! É nesta altura que se deve libertar e desapegar do velho para dar a oportunidade do novo entrar.

Ao longo das suas vidas e em todas as circunstâncias, os indivíduos procuram o equilíbrio, com o intuito de serem felizes, sentirem-se bem a todos os níveis e serem saudáveis.
Este equilíbrio que tanto se fala é simplesmente a harmonia entre os fenómenos yin e yang.

O Inverno, estação em que entrámos no passado mês de Dezembro é um fenómeno yin e como tal, para estarmos em equilíbrio com esta estação, necessitamos de uma alimentação, roupas, estilo de vida e de ambientes mais yang.

Simultaneamente, e para manter todo este equilíbrio, não podemos tornar o nosso estilo de vida e os nossos lares com excesso de energia, caso contrário vamo-nos sentir novamente em desequilíbrio com a estação. Se compararmos com o estado de vida de uma planta, na altura do Inverno preparam-se as sementes para depois se dar o processo da germinação. Este processo, é um processo interno em que a planta está recolhida a acumular e a conter energia para depois se dar o seu grande desenvolvimento na Primavera.

Comparativamente, nesta altura do ano, os indivíduos deverão também fazer um processo interno de recolhimento, de introspeção, onde definem o que querem e por onde pretendem seguir para depois na Primavera tal como uma planta irromperem em direção aos seus sonhos, metas e objetivos.

Desta forma, e para ajudar a este processo, pode-se alterar a disposição e a decoração da nossa casa tornando-a mais acolhedora e criando recantos confortáveis que convidam ao descanso, à leitura e à meditação. Centrar a zona de estar numa lareira, ou mesmo “fechando-a” como se de um círculo se tratasse também é uma das hipóteses.

Mas, como em tudo é necessário equilíbrio, necessitamos de introduzir alguma energia dentro de casa, caso contrário esta vai estagnar, não estimulando a regeneração.

Assim, e tal como em todas as estações do ano, se deverá continuar a arejar a casa e deixar o sol entrar, para que a energia na casa se renove e no corpo se regenere. É fundamental nesta fase do ano aumentar a energia da sua casa e fazê-la circular.

Nos cantos onde a energia pode ser mais lenta ou até ter tendência a estagnar, pode optar por situar aí os recantos acima referidos, ou apenas colocar algo que dê movimento, como plantas, relógios ou uma iluminação mais forte e ativa.

A introdução de tons quentes na decoração, tais como tons terra, encarnados e laranjas vão trazer a energia yang necessária ao equilíbrio. Agora que o frio chegou vem-nos à memória o aconchego da casa, o crepitar da lareira e o cheiro a bolo acabado de sair do forno. O convívio com os amigos em casa, os serões à volta da lareira, as tardes a jogar jogos em família e de chá com as amigas, onde os risos e gargalhadas se fazem sentir, contribuem para uma excelente energização do ambiente, ajudando também à introdução de energia mais yang durante o Inverno.

Igualmente, e falando uma vez mais em equilíbrio, o nosso estilo de vida deverá ser então equilibrado, balanceando momentos de introspeção e de recolhimento com as ocasiões familiares e reuniões de amigos.

Já as roupas deverão ser de tecidos naturais, fofos, confortáveis e as suas cores deverão alternar entre tons terra (amarelos, laranjas, cremes e castanhos) e cores fortes (encarnados, rosas, roxos e lilases).

A alimentação é outro aspeto essencial a todo este equilíbrio com a estação. Refeições mais pesadas à base de carne, feijão, grão e frutos secos contrabalançam os dias frios e húmidos do Inverno.

Como nota final deve continuar a usufruir do contacto com a Natureza. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas gasta muito tempo dentro de edifícios fechados e com pouco ou nenhum contacto com o sol e com a Natureza, sendo esses elementos tão importantes para a nossa saúde e bem-estar. Porque não então aproveitar as manhãs de fim-de-semana para apreciar e contactar com a Natureza? Aproveite e restabeleça a sua energia, equilíbrio e paz interior!

Publicado originalmente na revista Zen Energy

Desafio Outonal

Estamos no Outono, época das castanhas, do magusto, dos serões de S. Martinho.

Época do lazer, da convivência com os amigos e da colheita do que se semeou ao longo dos tempos.

O Outono é também caracterizado por uma energia de contração, não tanto como o Inverno em que essa contração se encontra no ponto máximo, mas numa contração em direção ao ponto mais interno, maior yin.

Inbox

Já alguma vez sentiu que os e-mails não param de chegar? Ou que os que chegam são só problemas e questões que não se resolvem e que só lhe trazem cansaço e desgaste? Ou até situações em que parece que nada de novo chega? Quantas vezes já ouviu ou já sentiu na pele o esquecimento de ler um e-mail/mensagem, pôr uma flag (bandeira) para não se esquecer, e o tempo foi passando e não teve oportunidade de tratar do assunto?
Pois é, o princípio de “deitar fora o velho para entrar o novo”, tão utilizado em Feng Shui, também se aplica aos e-mails, aos sms e à caixa de correio da nossa casa.
A forma como gerimos a inbox do nosso e-mail ou até do telemóvel é um dos factores que também pode influenciar o nosso dia-a-dia.

Verão

Finalmente chegou o Verão!

Esta estação tão refrescante, carregada de cheiros, mar, sol, praia, jardins e férias para desfrutar.
Esta é a altura do ano para se revigorar e revitalizar, pondo as suas baterias a carregar para enfrentar mais um ano.
E as nossas casas também não são exceção. Elas também precisam dessa energia reconstitutiva e fortificante para que a sua energia seja renovada. O nosso maior aliado é o sol. Devemos aproveitar os seus raios e a aragem da manhã fresca para as arejar e aproveitar este tempo do ano em que os dias são grandes para fazer algumas reorganizações.
O primeiro passo é sempre abrir as janelas, arejar e realizar uma limpeza a fundo, desde paredes, atrás das máquinas, roupeiros, e por aí fora. Acredito, que a maioria deva estar a pensar “limpar? Não apetece nada...” Mas acreditem que depois se vão sentir muito bem e como novos.

Ano Letivo

Agora que o ano lectivo está a começar, há que preparar o quarto do seu filho para que este obtenha sucesso e rentabilidade nos seus estudos.
Organizar o quarto de acordo com o Feng Shui é uma solução.
Comece por limpar o quarto e deitar fora objectos quebrados ou dar a terceiros coisas que já não use e que possam ainda ter utilidade para outros.
Depois há que colocar a cama e a secretária numa direcção e localização auspiciosas.

Outono

Ainda que estejamos no final do Verão, já se começam a notar os indícios do Outono, quer pela duração dos dias, quer pela tonalidade das cores nos campos. É nesta fase também que muitas pessoas acompanham esta energia de recolhimento, sentindo-se mais deprimidas, quanto mais não seja porque as férias estão a terminar e os dias de sol resplandecente também. Contudo, podemos abraçar esta nova fase, ainda que seja de recolhimento, e trazer-lhe um maior conforto ao invés de ficarmos mais abatidos.

Primavera

Estamos em pleno mês de Março e o auge da Primavera já se faz anunciar!
Nas plantas, rasgando a terra, despontam os primeiros rebentos. Estala a explosão da cor e da vida e ganha forma um novo período de crescimento.
Depois de um Inverno rigoroso há que revitalizar a nossa casa e o nosso corpo e este é o momento certo para a tão esperada expansão!
E porque não começarmos com algumas técnicas do Feng Shui que nos harmoniza com a Natureza?
Este é o momento para fazer aquelas limpezas grandes, deitar fora o que é velho e ganhar o espaço para o novo.

X

sofialobocera.com

No right click