Artigos
O que escrevemos

Na edição anterior mencionou-se que entre o Yin e Yang existem cinco estágios de energia e que estes estão associados a elementos. Estes relacionam-se entre si, formando ciclos, nomeadamente o ciclo construtivo e o ciclo destrutivo ou de controlo.
Quando os elementos se relacionam num ciclo construtivo, os habitantes obtêm harmonia e bem-estar. Quando se relacionam destrutivamente, a vida dos ocupantes tende a ser desequilibrada.
Vejamos o seguinte exemplo:

A Árvore produz o Fogo. O Fogo produz cinzas (Solo). No Solo existem metais. Onde há Metal, há Água. A Água faz crescer a Árvore e assim sucessivamente. Este é o ciclo construtivo em que os cinco elementos fluem num sentido harmonioso e de crescimento. No entanto, podemos observar que o Fogo funde o Metal. O Metal corta a Árvore. A Árvore fere o Solo. O Solo delimita a Água e a Água apaga o Fogo. Este é um ciclo destrutivo, em que os elementos estabelecem relações de controlo entre si.

Ciclo dos Cinco Elementos

O ciclo dos cinco elementos

A cada ponto cardeal e elemento estão associadas áreas da nossa vida e podemos com isso atingir determinados objectivos quando tudo se encontra em harmonia.
Assim, a Este está associado ao elemento Árvore e diz respeito às áreas da família e saúde. O Sudeste, também ligado ao elemento Árvore refere-se à prosperidade, bênçãos e viagens. A fama e sucesso associam-se ao Fogo e por conseguinte ao Sul. Já os relacionamentos e o casamento concernem ao Sudoeste, onde o elemento Solo rege esta área. O Oeste, Metal, representa a área dos filhos e da criatividade. O Noroeste, também Metal, diz respeito à área dos amigos. Água, sector Norte, relaciona-se com a carreira. Por fim, o Nordeste, Solo, simboliza a área do conhecimento, educação e espiritualidade.
Dentro de cada área da nossa vida estão ainda associadas características e emoções, que se podem trabalhar e estimular com uma análise mais personalizada.

 

 

X

sofialobocera.com

No right click